Eleições 2024: TRE-ES realiza mais duas etapas para a segurança do voto nesta segunda-feira (30)
As ações têm como objetivo garantir a transparência e a segurança do processo de votação em todo o Estado
Nesta segunda-feira (30), o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) realizou mais duas importantes ações para garantir a transparência e a segurança do processo de votação em todo o Estado. Na parte da manhã, em todos os cartórios eleitorais, foi realizada a Cerimônia de Conferência Visual das Urnas Eletrônicas e, na parte da tarde, ocorreu o treinamento para a Auditoria do Teste de Integridade com Biometria, em Vitória.
O treinamento para a Auditoria do Teste de Integridade com Biometria contou com a presença do juiz Anselmo Laghi Laranja, presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE), que reforçou a importância de mais uma ação para validação do processo de votação, destacando a transparência do pleito que ocorrerá no próximo domingo (06). Acompanharam a capacitação Rogério Rodrigues de Almeida, juiz auxiliar da Corregedoria, designado para auxiliar os trabalhos da Comissão de Auditoria relativos ao Teste de Integridade com Biometria e o procurador regional eleitoral Paulo Guaresqui.
Também participaram do treinamento os membros da Comissão de Auditoria de Votação Eletrônica, Gustavo Henrique Lopes Costa, servidor da Secretaria de Tecnologia da Informação; Gláucia Ribeiro Cola Dadalto, servidora da Secretaria Judiciária; Fabianne de Souza Oliveira e Tania Mara Pavesi Miranda, servidoras da Corregedoria Regional Eleitoral; Leila de Almeida Gomes, servidora da Diretoria Geral, e Minelvina Martins Coelho Teixeira e Adriana Petersen Saraiva Soares, servidoras da Secretaria de Gestão de Pessoas.
O Teste de Integridade com Biometria é o procedimento destinado a demonstrar o correto funcionamento de urnas eletrônicas preparadas para o pleito, selecionadas por entidades fiscalizadoras ou sorteadas, em cerimônia pública realizada na véspera do pleito, auditadas no dia das eleições, em local previamente divulgado pelo Tribunal, de livre circulação de pessoas, onde exige-se a biometria do eleitor para a liberação da urna, o que demanda a participação voluntária dos eleitores das seções selecionadas ou sorteadas, nos moldes fixados em resolução do Tribunal Superior Eleitoral.
O que é auditoria das urnas eletrônicas?
A Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas é realizada por todos os Tribunais Regionais Eleitorais por meio do Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas (com e sem biometria) e do Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, em cumprimento ao disposto no artigo 54, § 1º, da Resolução TSE nº 23.673/2021e alterações posteriores, e no artigo 39 da Resolução TRE-ES nº 24/2024.
O que é a Cerimônia de Conferência Visual das Urnas
A Cerimônia de Conferência Visual das Urnas, realizada na manhã desta segunda-feira (30) é a conferência visual dos dados constantes da tela inicial da urna mediante a ligação dos equipamentos. Eventual ajuste de horário ou do calendário interno da urna deverá ser feito por meio da utilização de sistemas eleitorais instalados em urnas eletrônicas.