Comissão de Auditoria de Votação Eletrônica do TRE-ES inicia treinamento para as Eleições 2024
A capacitação ocorrerá até a próxima sexta-feira (20)
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), por meio da Comissão de Auditoria de Urnas Eletrônicas (CAVE), deu início, na manhã desta quarta-feira (18), ao treinamento dos voluntários que atuarão no Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas (com e sem biometria) e no Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, no 1º e 2º turnos das Eleições 2024. A capacitação aconteceu em Vitória e teve como objetivo apresentar na prática as orientações contidas na Resolução TRE-ES nº 24/2024. O treinamento das turmas segue até a próxima sexta-feira (20).
O juiz Anselmo Laghi Laranja, presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE), deu boas-vindas aos presentes e acompanhou o treinamento, destacando a importância do trabalho realizado pela Comissão de Auditoria: "Estamos prestando um serviço à Justiça Eleitoral e à Cidadania Brasileira importantíssimo, pois vamos auditar as urnas para darmos a Sociedade a garantia de que o processo eleitoral brasileiro é único, eficiente, seguro e confiável. O cidadão pode nos acompanhar, verificando cada passo de nossas atividades, para podermos afirmar a lisura do processo eleitoral e que a escolha de nossos representantes resultará da vontade soberana do povo brasileiro", finalizou.
O procurador regional eleitoral Paulo Guaresqui também acompanhou toda o treinamento, que será finalizado na próxima sexta-feira (20). Ao todo serão capacitados 142 pessoas, em seis turmas para a Auditoria de Integridade da Urna e uma turma para a Auditoria da Integridade com Biometria.
O que é auditoria das urnas eletrônicas?
A Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas é realizada por todos os Tribunais Regionais Eleitorais por meio do Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas (com e sem biometria) e do Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, em cumprimento ao disposto no artigo 54, § 1º, da Resolução TSE nº 23.673/2021e alterações posteriores, e no artigo 39 da Resolução TRE-ES nº 24/2024.
TESTE DE INTEGRIDADE
Evento de auditoria para verificação de funcionamento das urnas eletrônicas em condições normais de uso. Ele compara os votos registrados na urna eletrônica com os resultados contados, garantindo que eles são iguais.
TESTE DE AUTENTICIDADE
Evento de auditoria para verificação de autenticidade dos sistemas eleitorais instalados nas urnas eletrônicas, a ser realizado no dia da votação. Todos os testes acontecem no dia da eleição e podem ser acompanhados por uma empresa de auditoria externa, partidos, coligações, entidades que fiscalizam e qualquer pessoa interessada
Além disso, como aconteceu em 2022, o TRE-ES vai realizar o Teste de Integridade com Biometria em duas seções eleitorais num local de votação da capital, para garantir ainda mais segurança no processo. E todo a auditoria será transmitida pelo canal do TRE-ES no YouTube.