Comissão de Auditoria de Votação Eletrônica do TRE-ES inicia mais uma etapa da auditoria para as Eleições 2024
A reunião aconteceu no Salão Nobre da sede do Tribunal
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), por meio da Comissão de Auditoria de Urnas Eletrônicas (CAVE), deu continuidade às ações de auditoria para às Eleições 2024. Na tarde desta terça-feira (23), servidores voluntários da Justiça Estadual e Federal deram início ao preenchimento das cédulas que serão utilizadas na Auditoria da Votação Eletrônica (Teste de Integridade), que será realizada simultaneamente à votação do primeiro turno, no dia 6 de outubro.
O juiz Anselmo Laghi Laranja, presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE), explicou que com esta ação será possível adiantar os trabalhos executados no sábado anterior à eleição, quando ocorre o sorteio das urnas que serão utilizadas na auditoria. Como serão utilizadas 20 urnas no procedimento, preencher antecipadamente parte das cédulas otimiza o processo e permite que tudo seja deixado pronto para o início da auditoria.
O que é auditoria das urnas eletrônicas?
A Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas é realizada por todos os Tribunais Regionais Eleitorais por meio do Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas (com e sem biometria) e do Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, em cumprimento ao disposto no artigo 54, § 1º, da Resolução TSE nº 23.673/2021e alterações posteriores, e no artigo 39 da Resolução TRE-ES nº 24/2024.
TESTE DE INTEGRIDADE
Evento de auditoria para verificação de funcionamento das urnas eletrônicas em condições normais de uso. Ele compara os votos registrados na urna eletrônica com os resultados contados, garantindo que eles são iguais.
TESTE DE AUTENTICIDADE
Evento de auditoria para verificação de autenticidade dos sistemas eleitorais instalados nas urnas eletrônicas, a ser realizado no dia da votação. Todos os testes acontecem no dia da eleição e podem ser acompanhados por uma empresa de auditoria externa, partidos, coligações, entidades que fiscalizam e qualquer pessoa interessada
Além disso, como aconteceu em 2022, o TRE-ES vai realizar o Teste de Integridade com Biometria em duas seções eleitorais num local de votação da capital, para garantir ainda mais segurança no processo. E todo a auditoria será transmitida pelo canal do TRE-ES no YouTube.