Zonas eleitorais de Aracruz contaram com cartazes em idiomas indígenas para auxiliar na votação dos Guaranis
A iniciativa da Justiça Eleitoral é promover a inclusão dos povos originários
Os povos originários de etnia Guarani, localizados em Aracruz, contaram com um incentivo extra na hora de registrar o voto na Eleições 2024: o cartório da 20ª Zona Eleitoral afixou cartazes com orientações no idioma guarani na seções eleitorais do município. A iniciativa da Justiça Eleitoral tem como objetivo promover a inclusão dos indígenas e foi direcionada para sete estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país.
Os cartazes abordam cinco temas: boca de urna; proibição do uso de celulares na cabine de votação; justificativa; cola eleitoral; e passo a passo do voto. Foram escolhidos para distribuição dos materiais os locais de votação das Aldeias Indígenas Guaranis Três Palmeiras e Nova Esperança, em Aracruz.
Nas regiões Sul e Sudeste, além do Espírito Santo, foram contemplados os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, e Santa Catarina, com cartazes em Guarani. Na região Norte, foram partilhados os materiais nos estados do Amazonas e do Pará, no idioma Nheengatu.