Solenidade abre oficialmente o 86º Coptrel em João Pessoa
O evento reuniu presidentes de todos os regionais do país
Na noite dessa quinta-feira (21) o 86º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel) foi aberto, oficialmente, em João Pessoa, capital da Paraíba. A cerimônia foi conduzida pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas; e pelo presidente do Coptrel e do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes.
Na chegada à sede do TRE-PB, as convidadas e os convidados foram recebidos pela Guarda de Honra e pela Orquestra Sinfônica da Polícia Militar do Estado da Paraíba. Em seguida, foram saudados pela presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, e seu esposo; pelo secretário de Segurança do Estado da Paraíba, Jean Nunes; pelo coronel Ronildo, representando o comandante da Polícia Militar da Paraíba, e sua esposa.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), desembargador Carlos Simões Fonseca; o diretor-geral, Alvimar Dias Nascimento; e o juiz auxiliar da Presidência, Daniel Barrioni de Oliveira, representaram o Espírito Santo no evento.
Em seu pronunciamento, a presidente do TRE-PB destacou que é com imensa honra que a Paraíba recebe o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil, uma instituição que nasceu a quase três décadas e desde então tem sido instrumental na consolidação da democracia brasileira.
“Nos propomos a realizar um encontro produtivo com a perspectiva de extrair o melhor da essência de cada um, a partir das ideias lançadas, como forma de avançar na missão enquanto magistrado, servidores públicos que somos, enquanto guardiões da história, do acervo e do prestígio da Justiça Eleitoral; acredito que juntos os esforços nos levarão mais próximo dos nossos objetivos, que são muitos”, asseverou a desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas.
A magistrada enfatizou que o Coptrel tem se mostrado vital para o intercâmbio de experiências, o aprofundamento de questões jurídico eleitorais e a busca por soluções que fortaleçam nossa democracia. “O sucesso das Eleições 2024 é fruto direto dessa colaboração constante entre nossos tribunais; nossa responsabilidade é imensa, são milhares de servidoras, servidores, mesárias, mesários, juízas e juízes eleitorais, além de todas as colaboradoras e colaboradores que fazem a engrenagem da Justiça Eleitoral em cada rincão deste país continental; é pensando neles que nos reunimos nesta noite”, pontuou a desembargadora.
Já o presidente do TRE-SP e do Coptrel, Silmar Fernandes, falou da importância do encontro. “Hoje é importante estarmos aqui para discutir — teremos pautas de trabalhos, vários temas. E por que na Paraíba? Porque a Paraíba é uma terra acolhedora, um povo muito atencioso, a presidente do Tribunal, a desembargadora Agamenilde, é uma pessoa muito querida. Então, por aclamação, a Paraíba foi escolhida para sediar esse encontro”, explicou.
Dando seguimento à solenidade, o escritor e jornalista, Mário Hélio Gomes, proferiu a palestra ‘Inteligência Artificial: Como Humanizar esta nova Espécie’.
Compuseram a mesa de honra da cerimônia o presidente do Coptrel e do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, a presidente do TRE-PB, a desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas; o governador da Paraíba, João Azevedo Lins Filho; o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB), João Benedito da Silva; o representante do prefeito de João Pessoa, procurador Bruno Nóbrega; o juiz membro e decano da Corte Eleitoral da Paraíba, Fábio Leandro de Alencar Cunha; o procurador Regional Eleitoral da Paraíba, Renan Paes Félix; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino; a representante do presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juíza Bárbara Bertolucci; o presidente da Academia Paraibana de Letras (APL), Ramalho Leite; e o escritor e jornalista, Mário Hélio Gomes.
A solenidade contou com as participações especiais da cantora Tereza Castelliano e do músico Heraldo Souza que executaram o hino nacional e animaram a noite com músicas regionais e um repertório que fez todos se envolverem no clima festivo, trazendo a tradição e a alegria para o ambiente.
Programação
A abertura da programação oficial do 86º Coptrel foi antecedida pela reunião dos diretores-gerais da Justiça Eleitoral, ocorrida no decorrer desta quinta-feira (21). Nesta sexta-feira (22), a reunião dos presidentes ocupará toda a programação do segundo dia de evento, com debates sobre diversos temas relacionados à atuação da Justiça Eleitoral no país. Ao final do evento será divulgada a Carta de João Pessoa, documento que reunirá as deliberações discutidas para encaminhamento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além da definição da data e local do próximo Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil. O evento acontece no Oceana Atlântico Hotel, no bairro do Bessa, em João Pessoa.
Sobre o Coptrel
Fundado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis (SC), o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil. O Coptrel é integrado pelos desembargadores presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais. É presidido pelo desembargador Silmar Fernandes, que é também presidente do TRE-SP.
*Com informações da assessoria do TRE-PB