TRE-ES e TJES firmam parceria para desenvolver aplicativo de proteção para mulheres
O App vai permitir uma comunicação direta com a Ouvidoria da Mulher do TJES, que imediatamente vai receber a informação e tomar as providências necessárias
Um aplicativo de celular (App) dedicado à proteção das mulheres será disponibilizado em breve pela Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). O projeto acontece por meio de uma parceria entre o TJES e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), formalizado na última sexta-feira (15), na Presidência do TJES.
O Acordo de Cooperação Técnica, que trata do desenvolvimento do App, foi assinado pelo presidente do TRE-ES, desembargador Carlos Simões Fonseca; pelo presidente do TJES, desembargador Samuel Meira Brasil Jr; e pela ouvidora da mulher do TJES, desembargadora Rachel Durão Correia Lima.
O presidente do TJES agradeceu, em nome do Poder Judiciário estadual, a toda a equipe do Tribunal Regional Eleitoral envolvida no projeto, incluindo o desembargador Carlos Simões, presidente do TRE-ES, o diretor-geral, Alvimar Dias Nascimento, o secretário de Tecnologia, Danilo Marchiori, e o coordenador da área de Desenvolvimento do órgão, Otávio Lube. Além disso, o desembargador Samuel Meira Brasil Jr também cumprimentou a desembargadora Rachel Durão, pela iniciativa.
A ouvidora da mulher falou de sua satisfação e emoção em participar da formação desta parceria, que contou com o apoio irrestrito da Presidência do Tribunal de Justiça e do Tribunal Regional Eleitoral, assim como da equipe técnica do TRE-ES.
“Eu não tenho dúvidas que este aplicativo será mais uma ferramenta à disposição da sociedade no combate à violência doméstica do nosso estado e eu acredito que o Poder Judiciário não pode ficar de fora dessa luta, não pode fechar os olhos para a triste realidade dessas mulheres que se encontram marginalizadas, que dependem do nosso apoio, do nosso amparo nesse momento”, destacou a desembargadora Rachel.
O aplicativo está em desenvolvimento pelo laboratório de inovação e inteligência artificial e pela Secretaria de Tecnologia do TRE-ES. E caberá à Ouvidoria da Mulher do TJES os testes e especificações operacionais. Ao final, o App será disponibilizado pelo Tribunal de Justiça.
O secretário de Tecnologia do TRE-ES, Danilo Marchiori, explicou que o aplicativo vai permitir tanto o fornecimento de diversas informações para as mulheres, como a comunicação direta com a Ouvidoria da Mulher do TJES, na palma da mão, que imediatamente vai receber a informação e tomar as providências necessárias.
A expectativa é que o App esteja disponível nas lojas de aplicativos dentro de 60 dias.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do TJES