Alunos do Ifes campus Vitória enchem auditório para ouvir representantes do TRE-ES
A ação é parte do programa "Justiça Eleitoral vai até as escolas"

Casa cheia para ouvir as ações desenvolvidas pela Justiça Eleitoral no Estado. Foi assim que 300 estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Vitória, com idades entre 15 a 18 anos receberam os representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), na manhã dessa segunda-feira (04), no auditório do instituição, na primeira atuação do programa "Justiça Eleitoral vai até as escolas" realizada em 2024.
Estiveram presentes ao encontro o presidente do TRE-ES, desembargador Carlos Simões Fonseca; o vice-presidente e corregedor do Tribunal, desembargador Dair José Bregunce de Oliveira; o juiz eleitoral e diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-ES), Renan Sales; a juíza eleitoral Isabella Rossi Naumann; os juízes auxiliares da presidência e corregedoria eleitoral, Daniel Barrioni de Oliveira e Rogério Almeida; o diretor-geral do TRE-ES, Alvimar Dias Nascimento; o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Danilo Marchiori; e o coordenador da EJE-ES, Vinícius Quintino de Oliveira.
O diretor-geral do Ifes campus Vitória, Hudson Luiz Côgo, fez a abertura do evento e destacou a importância da presença do TRE-ES na unidade. Em seguida, o presidente do TRE-ES, desembargador Carlos Simões Fonseca fez uma apresentação aos alunos sobre a história da Justiça Eleitoral no Brasil, destacando que conquistas importantes, como o voto feminino e o voto de comunidades originárias. O juiz eleitoral e diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-ES), Renan Sales, reforçou aos alunos presentes a importância do voto e falou sobre a estrutura dos tribunais eleitorais e sua composição. Finalizando, o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Danilo Marchiori, fez uma apresentação sobre a urna eletrônica, informando quais países a utilizam e tirou dúvidas sobre a segurança do processo eleitoral.
O TRE-ES, por meio da Escola Judiciária Eleitoral, tem atuado seguindo premissas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para estimular a formação de novos eleitores. Em janeiro de 2022, o Espírito Santo registrou 2.513 eleitores com 16 anos e 7.356 eleitores com 17 anos, somando 9.869 eleitores. Já em janeiro de 2024, o eleitorado subiu, com 3.008 eleitores com 16 anos (19,5% de aumento) e 11.491 eleitores com 17 anos (52,48% de aumento), totalizando 14.499 eleitores.