Três turmas de Direito conhecerão em maio o Centro de Memória do TRE-ES
As visitas fazem parte das comemorações do Dia da Memória do Poder Judiciário

Em comemoração ao Dia da Memória do Poder Judiciário, três turmas de Direito das faculdades Multivix, Estácio e UVV conhecerão o Centro de Memória do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) durante o mês de maio. As visitas fazem parte de uma ação coordenada pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-ES), em parceria com a Coordenadoria de Gestão da Informação (CGI) do Tribunal e permite aos estudantes terem acesso a informações sobre a história do processo eleitoral no Brasil.
Os estudantes serão apresentados aos métodos de votação da época do Brasil Colônia até o advento das urnas eletrônicas e os servidores da Seção de Biblioteca, Arquivo e Memória (SBAM) do Tribunal fazem toda a explicação de como transcorreu toda a evolução do processo eleitoral.
Os estudantes da Multivix visitaram o local no último dia 8, e estão marcadas as presenças dos alunos da Estácio para o dia 22 e da UVV para o dia 29 de maio. Nos últimos 12 meses, mais de 200 alunos visitaram as instalações do Centro de Memória.
Além do acervo físico, o Centro de Memória do TRE-ES mantém um Museu Virtual com documentos históricos, registros antigos, galeria de presidentes do Tribunal e entrevistas com servidores que acompanharam a evolução das eleições no país. Para acessá-lo, basta clicar aqui.
No último dia 10 de maio foi comemorado o Dia da Memória do Poder Judiciário. A data foi instituída por meio da Resolução CNJ nº 316/2020, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e é uma homenagem ao dia da criação da Casa de Suplicação do Brasil por Dom João VI, em 1808.
A celebração da data visa dar maior visibilidade à memória da Justiça brasileira e à importância do resgate, da preservação, da valorização e da divulgação do seu patrimônio histórico, além de contribuir para consolidar a história institucional do Poder Judiciário.