Seminário “Cidadania e Pesquisa: Encontros Itinerantes Eleições 2024” é realizado pelo TRE-ES
O evento aconteceu na manhã dessa sexta-feira (17), no auditório do Tribunal
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), por meio de sua Escola Judiciária Eleitoral (EJE-ES), promoveu, na manhã dessa sexta-feira (17), o seminário “Cidadania e Pesquisa: Encontros Itinerantes Eleições 2024”, com o objetivo de promover o debate público sobre temas como combate à desinformação; Direitos Fundamentais e o uso da Inteligência Artificial; e Democracia em rede. O evento foi presencial, mas contou com transmissão ao vivo pelo youtube e pode ser visto aqui: https://www.youtube.com/watch?v=vYU4EAJsQEc.
Participaram da abertura a juíza membro do TRE-ES, Isabella Rossi Naumann Chaves, representando o presidente do TRE-ES, desembargador Carlos Simões Fonseca; o diretor da EJE-ES e juiz membro do Tribunal, Renan Sales; e a assessora-chefe da EJE TSE, Polianna Pereira dos Santos. Coube à ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo, fazer a Palestra Magna do seminário, com o tema Direitos Fundamentais e Inteligência Artificial.
Estiveram presentes no evento o juiz membro do TRE-ES, Adriano Sant'Ana Pedra; o coordenador científico dos Grupos de Pesquisa do TSE, Rogério Arantes; o dirigente do Centro de Apoio Eleitoral do Ministério Público Estadual, Cláudio José Ribeiro Lemos; a doutora e pesquisadora Elda Coelho de Azevedo Bussinguer; as professoras Regina Laisner e Marilda Silveira; além de juízes eleitorais de primeiro grau e servidores do TRE-ES. O presidente do TRE-ES, desembargador Carlos Simões Fonseca, fez o encerramento do evento.
Encontros Itinerantes Eleições 2024
Os Tribunais Regionais Eleitorais, em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral, estão promovendo uma série de encontros regionais, com objetivo de promover o debate público e o intercâmbio de dois grandes projetos da Justiça Eleitoral: o Diretrizes Nacionais para Ações de Cidadania e Grupos de Pesquisa.
O primeiro, Diretrizes Nacionais para Ações de Cidadania, tem como objetivo colaborar para o aprofundamento da democracia no país por meio da construção de um desenho institucional robusto do eixo Cidadania das Escolas Judiciárias Eleitorais. Para isso, foram elaborados documentos técnicos orientativos, definidos os quatro eixos para as Diretrizes (Princípios e Valores Democráticos, Educação para Cidadania, Combate à Desinformação e Populações Minorizadas) e delineadas as questões fundamentais que hoje se encontram em fase de construção dialógica com servidoras e servidores de todo o país.
O projeto Grupos de Pesquisa tem por finalidade estimular a discussão, a pesquisa e a produção científica em matéria eleitoral que vêm sendo empreendidas por servidoras, servidores, magistradas e magistrados eleitorais aprovados em processo seletivo simplificado.