TRE-ES participa do XV Encontro do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral
O Tribunal foi representado pela Ouvidora e Juíza titular, Isabella Rossi Naumann Chaves
O XV Encontro do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (COJE), organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), reuniu em Florianópolis, nos dias 23 e 24 de novembro, juízes e servidores que estão à frente das ouvidorias regionais eleitorais de todo o país, com o objetivo de trocar experiências de atuação e buscar melhorias na escuta da sociedade e prestação dos serviços eleitorais. A Ouvidora e Juíza titular do TRE-ES, Isabella Rossi Naumann Chaves, representou o Estado no evento.
Pela primeira vez, o COJE ocorre somado ao Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (COJUM), que promove o seu segundo encontro para debater os desafios e perspectivas desses órgãos no enfrentamento à violência contra a mulher. No encerramento do evento foi assinada e divulgada a Carta de Florianópolis, um documento que sintetiza os pontos que foram debatidos ao longo dos três dias de evento pelos juízes ouvidores e servidores representantes das ouvidorias, apresentando recomendações e solicitações que serão encaminhadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Foram elencadas considerações acerca de temas como carga mínima de capacitação, nomeações, sistemas de interoperabilidade, chatbots de atendimento, interlocução entre tribunais, regulamentação de atribuições, entre outros.
Ao final do evento, os participantes definiram o local do próximo encontro, que será no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), com sugestão de data para a primeira quinzena de abril de 2024.