Jurista Lauro Coimbra Martins encerra sua passagem pelo TRE-ES e é homenageado com a Comenda do Mérito Eleitoral
O magistrado era membro titular na classe dos Juristas
Em sessão presencial realizada nessa quarta-feira (21), os membros do Pleno se despediram do juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), pela classe dos Juristas, Lauro Coimbra Martins, e destacaram sua ativa participação durante seu biênio, que será encerrado na próxima semana. Durante a sessão especial, o magistrado foi homenageado com a Comenda do Mérito Eleitoral.
A sessão foi conduzida pelo Presidente do TRE-ES, Desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama; e contou com a participação do vice-presidente e Corregedor do Tribunal, Desembargador Namyr Carlos de Souza Filho; dos juízes eleitorais Renan Sales, Isabella Rossi Naumann, Marcos Antonio Barbosa e Alceu Maurício Júnior; do procurador regional eleitoral Alexandre Senra; e dos juízes auxiliares da presidência e da corregedoria eleitoral, respectivamente Délio Rocha Sobrinho e Rogério Almeida; e da diretora-geral em substituição, Rachel Metzker Dias Soares.
Também marcaram presença o desembargador Sérgio Ricardo de Souza, representando o Tribunal de Justiça do Estado; a juíza Gisele Souza de Oliveira, juíza substituta pela Classe dos Juízes de Direito; o juiz Anselmo Laghi Laranja, juiz substituto pela Classe dos Juízes de Direito; o juiz Eduardo Xible Salles Ramos, juiz substituto pela Classe dos Juristas; o juiz federal Rogério Moreira Alves, diretor do foro da Justiça Federal no Espírito Santo; o advogado Fernando Dillen, representando a OAB - seccional ES; o prefeito de Ibatiba e presidente da Amunes, Luciano Pingo; o procurador regional eleitoral substituto, Paulo Augusto Guaresqui; o juiz auxiliar da vice-presidência do Tribunal de Justiça, Paulo Cesar de Carvalho; a advogada Luciana Mattar Vilela Nemer, além de familiares, amigos e convidados.
A juíza membro do TRE-ES, Isabella Rossi Naumann fez o discurso de despedida para Lauro Coimbra (veja aqui) onde destacou que: "Vossa Excelência, seguramente, deixará importante legado a esta Casa, sendo uma fonte de inspiração para todos nós, porque testemunhamos a sua dedicação à causa da justiça eleitoral, traduzido na sua atuação, justa, e judiciosa, sempre sustentando suas teses com sabedoria e respeito, e encarando os desafios com resiliência, assim como celebrando cada vitória com humildade", encerrou.
Em seguida, foi entregue a Comenda do Mérito Eleitoral pelo presidente do TRE-ES, desembargador José Paulo Calmon da Nogueira e pelo vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Namyr Carlos de Souza Filho. Os familiares do homenageado participaram desse momento especial.
Logo depois, o presidente do TRE-ES, desembargador José Paulo Calmon da Nogueira, fez um breve pronunciamento, onde ressaltou a passagem de Lauro Coimbra pelo Tribunal. "Dr. Lauro Coimbra se despede da Corte com importantíssimos serviços à sociedade. Sua trajetória ainda não se encerrou por aqui. Faço uma manifestação muito singela citando as palavras do filósofo grego, Epicuro: As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo”, ressaltou.
Dr. Lauro Coimbra agradeceu aos presentes e proferiu seu discurso de encerramento (leia aqui). Durante a cerimônia, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Espírito Santo (OAB-ES) também prestou homenagem ao jurista com um diploma pelos serviços prestados para advocacia enquanto juiz eleitoral. O documento foi entregue pelo presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Fernando Dilen, representando o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho.
Comenda do Mérito Eleitoral
Instituída pela Resolução nº 246 de 1999, a Comenda do Mérito Eleitoral destina-se a homenagear personalidades e entidades que por seus méritos e relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral, mereçam a especial distinção. A outorga é decidida mediante um processo individual e por indicação do presidente, vice-presidente e outros juízes membros da Corte Eleitoral, que partem do pressuposto de que a contribuição de autoridades e entidades feita à sociedade, através da Justiça Eleitoral, deve ser reconhecida por meio da concessão anual desta comenda.
Currículo
Lauro Coimbra Martins, formado pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV) no ano 2002, é Advogado Militante desde o ano 2002, Especialista em Direito do Estado pela Universidade Gama Filho, especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal do ES, MBA em Governança e Compliance pela MULTIVIX. Foi Assessor Jurídico da Procuradoria Geral da Assembleia Legislativa, Procurador Municipal Efetivo de Ibiraçu/ES, Procurador Geral de Viana, Subprocurador Geral de Vila Velha, Advogado Público efetivo do DER-ES, Conselheiro da OAB-ES( 2019/2021), Membro Consultivo da Comissão Nacional de Direito Eleitoral da OAB(2022/2023), professor universitário ( 2007 / 2019), Diretor da Escola Superior da Advocacia da OAB-ES (2022/2023) Juiz substituto (janeiro 2020 / outubro 2021) e titular ( novembro 2021 / novembro 2023) do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Espírito Santo.
Veja a sessão de despedida aqui: https://www.youtube.com/watch?v=W2Gd0SZ615c