TRE-ES comemora o Dia da Memória do Poder Judiciário
A página do TRE-ES no youtube recebeu prévia do novo vídeo da série Memórias EleitOrais
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), por meio da Equipe da História Oral, comemora o Dia da Memória do Poder Judiciário, celebrado na última quarta-feira (10), com uma prévia do mais novo vídeo da série Memórias EleitOrais. Desta vez, a servidora recém-aposentada Aneti Maria de Barros foi homenageada e contou suas memórias com a Justiça Eleitoral em uma entrevista leve e descontraída, que está disponível na página do Tribunal no youtube.
A prévia da entrevista com Aneti Maria de Barros pode ser visto aqui e em breve a entrevista completa será disponibilizada no site do Museu Virtual do TRE-ES.
Museu Virtual do TRE-ES
O Museu Virtual do TRE-ES é um convite a uma viagem ao passado e parte importante da preservação histórica da Justiça Eleitoral no Espírito Santo. Entre seus conteúdos, abrigar uma linha do tempo com os fatos marcantes dos últimos 90 anos; uma galeria de fotos dos ex-presidentes e vice-presidentes/corregedores da Corte; vídeos da série Memórias EleitOrais, com entrevistas marcantes sobre a evolução do TRE-ES; curiosidades históricas; e destacar as exposições em mostras de museus virtuais por todo o Brasil.
Dia da Memória do Poder Judiciário
Criada em maio de 2020, por meio da Resolução 316/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Dia da Memória do Poder Judiciário é o reconhecimento da importância da Memória como parte do Patrimônio Cultural brasileiro (art. 216 da Constituição Federal) e como componente indispensável ao aperfeiçoamento das instituições.
A data escolhida foi o dia 10 de maio, considerando a relevância da criação da Casa de Suplicação do Brasil pelo Alvará Régio de 10 de maio de 1808 para história do Poder Judiciário nacional.