Dia do Taquígrafo é lembrado pelo Pleno do TRE-ES
A data é comemorada nesta terça-feira (03)
As taquígrafas que atuam no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) foram homenageadas pelo Pleno do Tribunal por conta do Dia do Taquígrafo, comemorado nessa quarta-feira (03). o vice-presidente e corregedor, desembargador Namyr Carlos de Souza Filho, em sua manifestação inicial durante a sessão de julgamentos, destacou a relevância da data e ressaltou o comprometimento das servidoras que exercem a função no TRE-ES, sendo seguido a unanimidade por todos os juízes presentes.
O TRE-ES conta com taquígrafos desde sua criação e o trabalho desses profissionais é de grande importância para agilizar o resultado das votações realizadas durantes as sessões de julgamento em plenário. Exercem a função de taquígrafas no Tribunal as seguintes profissionais: Simone Aquino Vidigal, Denize dos Santos Loyola Pereira, Cilene Regina de Santis, Cintia de Melo Vasconcellos (requisitada ao TJES) e Alessandra Hime Machado Dantas (requisitada à Ales).
Dia do Taquígrafo
Comemora-se no dia 3 de maio o Dia Nacional do Taquígrafo. Esta data foi escolhida pela classe, reunida soberanamente em congresso – o 1° Congresso Brasileiro de Taquigrafia, realizado em 1951, em São Paulo, e promovido pelo Centro dos Taquígrafos de São Paulo – para comemorar o Dia do Taquígrafo, iniciativa do gaúcho Adoar Abech.
A data foi escolhida porque foi exatamente no dia 3 de maio de 1823 (há 200 anos, portanto) que foi instituída oficialmente a taquigrafia parlamentar no Brasil, para funcionar na primeira Assembleia Constituinte. A introdução da taquigrafia no parlamento brasileiro deve-se a José Bonifácio de Andrada e Silva.