TRE-ES inaugura as novas instalações da EJE-ES
A inauguração do novo espaço aconteceu na tarde desta quarta-feira (08)
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) inaugurou na tarde desta quarta-feira (08), as novas instalações da Escola Judiciária Eleitoral. A sala, mais ampla e com mais equipamentos, está localizada no quinto andar do edifício anexo, ao lado da sede do Tribunal.
Participaram do evento o presidente em exercício do TRE-ES, desembargador Namyr Carlos de Souza Filho; a diretora da EJE-ES e membra do pleno do TRE-ES, Heloisa Cariello; o vice-diretor da EJE-ES e membro do Pleno do TRE-ES, Renan Sales; os membros do Pleno do TRE-ES, Rogerio Moreira Alves, Lauro Coimbra, Isabella Rossi Naumann Chaves, Marcos Antonio Barbosa de Souza; o juiz auxiliar da presidência, Delio Jose Rocha Sobrinho; o procurador regional eleitoral, Julio Cesar de Castilhos Oliveira Costa; o diretor-geral do TRE-ES, Alvimar Dias Nascimento; o chefe de gabinete da presidência, Cassio Pretti; o ex-diretor da EJE-ES, Adriano Athayde Coutinho; o secretário-geral da EJE-ES, Adriano Moreira de Souza; o secretário-executivo da EJE-ES, Vinícius Quintino de Oliveira; servidores da EJE-ES e do TRE-ES.
A Escola Judiciária Eleitoral "Desembargador Antônio José Miguel Feu Rosa" foi instituída pela Resolução TRE/ES n.º 243/2009, por iniciativa do então Corregedor Sérgio Bizzotto Pessoa de Mendonça, sob a presidência do Desembargador Manoel Alves Rebelo. Posteriormente, foi alterada pela Resolução n.º 324/2009.
A missão da EJE-ES é proporcionar aos magistrados, membros do Ministério Público Eleitoral e servidores da Justiça Eleitoral, uma formação inicial e continuada com vistas a uma melhor aplicação do Direito Eleitoral, estimulando o estudo e a produção intelectual voltados às áreas de conhecimento diretamente ligadas à matéria eleitoral e desenvolver programas sociais a fim de levar à população informações indispensáveis à formação de cidadãos livres, conscientes de seus direitos e de suas responsabilidades políticas e sociais.
Durante a pandemia do COVID-19, a EJE-ES foi uma das primeiras Escolas da Justiça Eleitoral a promover a realização de debates on-line com objetivo de garantir o acesso e estimular o debate de temas sensíveis às Eleições. Mais de 4 mil pessoas participaram das palestras em todo o Brasil e em alguns países da América Latina, um feito memorável.
Em 2022, a EJE-ES ficou em 3º lugar na categoria Capacitação do II Concurso de Boas Práticas das Escolas Judiciárias Eleitorais, indicando, mais uma vez, o cuidado com a educação e capacitação de magistrados, servidores e eleitores.