TRE-ES faz a entrega da Medalha do Mérito Educação Eleitoral Emiliana Emery
Foram agraciadas autoridades com destacada atuação na Justiça Eleitoral do Espírito Santo
Em noite de grande emoção, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-ES), promoveu a cerimônia de outorga de entrega da Medalha do Mérito Educação Eleitoral Emiliana Emery para autoridades com destacada atuação na Justiça Eleitoral do Estado. O evento foi realizado no plenário do Tribunal e pode ser visto pelo canal do TRE-ES no YouTube.
O vice-presidente e Corregedor do Tribunal, desembargador Namyr Carlos de Souza Filho, foi homenageado com Comenda do Mérito Eleitoral; e foram agraciados com a Medalha do Mérito Educação Eleitoral Emiliana Emery, o desembargador presidente do TRE-BA e COPTREL, Roberto Maynard Frank; a procuradora-Geral de Justiça, Luciana Gomes Ferreira de Andrade; a juiza de direito e ex-diretora da EJE-ES, Heloisa Cariello; o juiz de direito e juiz auxiliar da Presidência do TRE-ES, Délio José Rocha Sobrinho; o juiz de direito e juiz auxiliar da Corregedoria e Vice-presidência do TRE-ES no biênio 2022/2023, Paulo César de Carvalho; e o procurador da República, Julio Cesar de Castilhos Oliveira Costa.
Acompanharam a entrega da homenagem os juízes eleitorais Renan Sales, Isabella Rossi Naumann, Marcos Antonio Barbosa, Alceu Maurício Júnior e Eduardo Xible Salles Ramos; o procurador regional eleitoral Alexandre Senra; e o juiz auxiliar da corregedoria eleitoral, Rogério Almeida; e a diretora-geral em substituição, Leila de Almeida Gomes, além de autoridades e familiares.
O presidente do TRE-ES, desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama, destacou a importância da homenagem realizada pelo Tribunal, dizendo que "Emiliana Emery sintetiza muito bem o escopo desta medalha: o reconhecimento de práticas de promoção da cidadania e solidificação da democracia nacional", finalizou. Leia o discurso completo do presidente aqui.
O diretor da Escola Judiciária Eleitoral e membro do Pleno do TRE-ES, Renan Sales, em seu pronunciamento, enfatizou a importância de Emiliana Emery para a luta dos direitos políticos de gênero: " exaltamos a memória de Emiliana Viana Emery, a quem demos o nome da medalha ora conferida, enaltecendo a trajetória daqueles que se propuseram a converter os dilemas da realidade brasileira em compromisso com a coisa pública", e ressaltou o merecimento dos homenageados: "esses grandes nomes, de fato, renovam nossas esperanças na capacidade de alteração da realidade eleitoral brasileira em termos de desenvolvimento social e participação democrática", disse.
O diretor da EJE também fez um balanço das atividades da Escola: "Neste exercício, os números da EJE-ES demonstram um compromisso inabalável com a promoção da educação para a cidadania e o aprimoramento das práticas administrativas do TRE-ES. Este ano foi marcado por um intenso esforço de consolidação do Tribunal enquanto centro de referência no Espírito Santo, sedimentando o papel de coordenação entre organizações de interesse que integram a cadeia de formação na matéria eleitoral", finalizou. Leia o discurso completo do diretor da EJE-ES aqui.
Após a entrega das medalhas, a bisneta de Emiliana Emery, Maria Tereza Emery, foi homenageada com flores pela importância de sua ancestral na luta pelos direitos políticos das mulheres.
Emiliana Emery foi a primeira mulher a obter o direito de votar no Espírito Santo, em 1929, após o juiz Aloysio Adrito de Menezes, da Comarca de Alegre, conceder a garantia de que participaria das eleições como eleitora. O sufrágio feminino no Brasil só foi aprovado em 1932, por um decreto do então presidente Getúlio Vargas.
A homenagem tem como objetivo promover o reconhecimento de práticas de promoção da cidadania e solidificação da democracia brasileira, enquanto mecanismo capaz de agregar valor às atividades que promove, destacando nomes em âmbito regional que prestaram relevantes serviços à cidadania e ao desenvolvimento do Direito Eleitoral.