Presidente do TRE-ES é agraciado pelo TRF 2° Região com a Medalha do Mérito Judiciário
A entrega da honraria aconteceu no Rio de Janeiro
O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) agraciou com a Medalha do Mérito Judiciário, na última sexta-feira (01), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama, durante cerimônia realizada na Sala de Sessões do Supremo Tribunal Federal (STF), localizada no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF). O presidente do TRF2, desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama, foi o anfitrião do evento, que também homenageou magistrados do Rio de Janeiro.
O presidente do TRF2, em sua manifestação, agradeceu aos presentes e, em especial, aos homenageados: “É motivo de grande alegria, e uma honra, prestar este tributo a Suas Excelências, que tanto têm contribuído para o aperfeiçoamento do Judiciário nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo”, declarou Guilherme Calmon, que ainda destacou a importância da criação do Fojurj, e do também recentemente criado Fórum Permanente do Poder Judiciário do Espírito Santo (Fojures): “A 2ª Região se destaca tanto pelas suas belezas, quanto pelos seus problemas sociais. O sistema de justiça atua, porém, para reduzir as desigualdades e garantir direitos individuais, coletivos e difusos. Nesse sentido, a instituição dos pactos de cooperação voltados para o fortalecimento desse sistema têm relevante impacto no esforço para a promoção da cidadania e dos direitos fundamentais”, ponderou.
Medalha do Mérito Judiciário do TRF2
Criada pela Resolução nº 52, de 5 de julho de 2019, a Medalha do Mérito Judiciário do Tribunal Regional Federal da 2ª Região tem por propósito reconhecer pessoas e instituições que se sobressaiam no desempenho de suas atribuições, ou que tenham prestado relevantes serviços e demonstrado excepcional apreço à Justiça Federal.
Tendo por patrono o primeiro presidente do Supremo Tribunal Federal na República, ministro João Antonio de Araújo Freitas Henrique, a comenda tem a forma de uma Cruz de Malta de oito pontas, que representam as virtudes Amor, Justiça, Fé, Humildade, Consciência, Resiliência, Sinceridade e Verdade. A cruz é circundada por uma coroa de folhas de louro, exprimindo a arte da eloquência.
No anverso, figuram a balança e a espada, símbolos da equidade e da autoridade, sobre o mapa do Brasil, com os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo em destaque. Já no reverso, está cunhado o brasão da República.
*Com informações da assessoria de comunicação do TRF2.