Benedito Gonçalves e Francisco Moesch são homenageados durante o 82º Coptrel
Ministro corregedor do TSE e desembargador foram agraciados com a Medalha do Mérito Eleitoral do Coptrel
Presidentes dos TREs de todo o país homenagearam, nesta sexta-feira (18/8), o ministro Benedito Gonçalves e o desembargador Francisco José Moesch. O reconhecimento ao esforço dos magistrados para o fortalecimento da Justiça Eleitoral ocorreu durante o segundo dia de atividades do 82º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), que acontece em Vitória-ES.
O ministro e corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Benedito Gonçalves; e o desembargador ex-presidente do TRE-RS, Francisco José Moesch, foram agraciados com a “Medalha do Mérito Eleitoral do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais do Brasil - Ministro Carlos Augusto Ayres de Freitas Brito”.
Aos presidentes dos TREs, o ministro Benedito Gonçalves discursou sobre a importância do Colegiado para encontrar soluções para os mais diversos problemas da Justiça Eleitoral. “Meus caros amigos e colegas de trabalho, é notório a importância desse encontro para democracia e aperfeiçoamento da Justiça Eleitoral. Agradeço a honra de receber essa condecoração que é o testemunho de um trabalho árduo e dedicação à Justiça Eleitoral em parceria com vocês, que nunca me faltaram”, declarou.
Ao final do discurso, o ministro voltou a agradecer ao Coptrel. “Mais uma vez, agradeço humildemente ao Coptrel, na pessoa de seu presidente, e prometo fazer jus a esse reconhecimento trabalhando para honrar a Justiça e o Estado Democrático de Direito”, finalizou.
Já o desembargador Francisco Moesch agradeceu a homenagem e revelou o orgulho em ter feito parte do Coptrel. “Sinto-me imensamente orgulhoso em poder compor esse naipe de juristas que sempre acompanhei e admirei e que são fontes para minha atuação no Poder Judiciário, na academia e na vida. Assumo o compromisso de continuar com meu trabalho e estar à altura da dignidade da honraria concedida”, afirmou.
Na ocasião, o presidente do Coptrel e também do TRE-BA, desembargador Maynard Frank, destacou a contribuição do ministro Benedito Gonçalves para o fortalecimento da Justiça Eleitoral e defesa da democracia e parabenizou o desembargador Francisco Moesch pelo período em que conduziu o TRE do Rio Grande do Sul e pela atuante participação no Coptrel. “É com enorme alegria e satisfação que venho expressar minhas congratulações ao ministro Benedito Gonçalves e ao nosso desembargador Francisco Moesch, que nos norteiam e iluminam nessa busca incansável pela distribuição de Justiça”, assinalou.
Além dos presidentes dos TREs, participaram da homenagem o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.
Sobre o Coptrel
Fundado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis (SC), o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil. O Coptrel é integrado pelos desembargadores presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais e, desde janeiro deste ano, é presidido pelo desembargador Roberto Maynard Frank, que é também presidente do TRE baiano.
Veja as fotos desta sexta-feira aqui e assista à transmissão da homenagem no YouTube do TRE-ES.
*Com informações da assessoria de comunicação do TRE-BA