Dia da Memória do Poder Judiciário é celebrado pelo TRE-ES com o lançamento de mais um vídeo da série Memórias Eleitorais
O entrevistado foi o diretor-geral Alvimar Dias Nascimento, que contou um pouco sobre a História da Justiça Eleitoral no Estado
A memória e o legado dos tribunais e personalidades que fizeram a história do Poder Judiciário do Brasil, desde os dias de colônia até a atualidade, são celebrados nesta terça-feira, 10 de maio, como o Dia da Memória do Poder Judiciário. Para comemorar a data, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) lançará em seu Museu Virtual mais uma entrevista da série "Memórias EleitOrais". E o sabatinado tem muita História para compartilhar: Alvimar Dias Nascimento, diretor-geral do Tribunal há 19 anos.
A entrevista com Alvimar Dias Nascimento foi realizada via plataforma zoom, em 2020, durante o período mais complicado da pandemia de COVID-19, quando todas as atividades da Justiça Eleitoral ocorriam de forma virtual. Apesar do distanciamento físico, o clima foi de integração total e intimismo. Alvimar relembrou seu início no TRE-ES, as dificuldades da votação e apuração antes do advento das urnas eletrônicas e das inovações tecnológicas adotadas durante um dos períodos mais desafiadores para a Justiça Eleitoral e todo o mundo, entre outros assuntos interessantes.
Alvimar Dias Nascimento é o diretor-geral mais antigo em função na Justiça Eleitoral em todo o País. Iniciou sua carreira pública no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo em 1991, no cargo de Técnico Judiciário (atual Analista Judiciário). Em virtude de sua competência, ascendeu à função de diretor-geral do Tribunal em 2003, permanecendo até hoje.
Você pode ver a entrevista completa neste link: Clique Aqui
Dia da Memória do Poder Judiciário
O Dia da Memória do Poder Judiciário foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2020, por meio da Resolução CNJ nº 316/2020. A data, 10 de maio, faz alusão ao dia da criação da Casa de Suplicação do Brasil por Dom João VI, em 1808.
A celebração da data visa dar maior visibilidade à memória da Justiça brasileira e à importância do resgate, preservação, valorização e divulgação do seu patrimônio histórico, além de contribuir para consolidar a história institucional do Poder Judiciário.
Para comemorar o dia, museus, arquivos, memoriais ou bibliotecas de diversos órgãos do Poder Judiciário promovem o resgate e a divulgação de sua história, mediante a realização de mostras, exposições, visitas guiadas, encontros, palestras e seminários, entre outros eventos.