CNJ concede menção honrosa ao projeto "Exposição virtual 25 anos de uso da Urna Eletrônica"
O TRE-ES foi um dos participantes do projeto, por meio da Coordenadoria de Jurisprudência e Documentação (Cojur)
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, conferiu nesta sexta-feira (13), Menção Honrosa ao projeto Exposição virtual 25 anos de uso da Urna Eletrônica, uma iniciativa conjunta promovida por sete Tribunais Regionais Eleitorais, incluíndo o TRE do Espírito Santo. A mostra foi uma das premiadas na categoria Difusão Cultural e Direitos Humanos do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário 2022.
A Coordenadoria de Jurisprudência e Documentação (Cojur) do TRE-ES se integrou às unidades responsáveis pela Memória dos TREs da Bahia, Ceará, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Tocantins para apresentar informações sobre a Urna Eletrônica e os detalhes da evolução do equipamento e sua segurança.
A mostra, que pode ser visualizada aqui, apresenta uma Linha do Tempo interativa, com os principais marcos da criação e evolução da Urna Eletrônica no Brasil. Além disso, é possível conhecer as etapas de segurança do sistema eletrônico de votação e assistir aos vídeos institucionais produzidos pelos Tribunais sobre o tema.