TRE-ES confirma presença na 15ª edição da Primavera dos Museus
O evento acontecerá entre os dias 20 a 26 de setembro
"De tudo ficou um pouco
Do meu medo. Do teu asco.
Dos gritos gagos. Da rosa
ficou um pouco
(…) Ficaram poucas
roupas, poucos véus rotos
pouco, pouco, muito pouco"
Carlos Drummond de Andrade
O poema "Resíduos", de Carlos Drummond de Andrade, foi escolhido pela organização da 15ª edição da Primavera dos Museus para representar o desafio enfrentado em 2021 pelos museus físicos ou virtuais contra todas as adversidades como incêndios e a pandemia de COVID-19. Para destacar o trabalho de valorização da cultura, o evento será mais uma vez realizado, entre os dias 20 a 26 de setembro, e o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), por meio da Comissão de Preservação e Memória, da Coordenadoria de Jurisprudência e Documentação (Cojur/TRE-ES), confirmou sua presença.
O TRE-ES, em conjunto com outros Regionais, participou do projeto “Resgate e Disponibilização dos Resultados das Eleições de 1932 a 1993”, um mergulho na memória eleitoral de 7 décadas de votação no Brasil. O objetivo do trabalho colaborativo foi permitir ao público que pesquise e conheça mais sobre a evolução das Eleições durante o século XX (os resultados posteriores a 1993 estão disponíveis nos respectivos sítios eletrônicos).
A 15ª Primavera dos Museus é um evento coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Trata-se de uma ação de promoção dos museus brasileiros que une instituições museológicas, durante uma semana (20 a 26 de setembro), com atividades voltadas para todos os públicos. O tema definido pelo Ibram para a edição de 2021 é: “Museus: Perdas e Recomeços”. Saiba mais aqui.
Conheça o Museu Virtual do TRE-ES. Nele podem ser visualizados a linha do tempo com os fatos marcantes dos últimos 89 anos da Justiça Eleitoral capixaba; uma galeria de fotos dos ex-presidentes e vice-presidentes/corregedores da Corte; e curiosidades históricas. Para visitá-lo basta clicar aqui.