Desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama é o novo presidente do TRE-ES
Desembargador Namyr Carlos de Souza Filho foi empossado como vice-presidente, cargo que vai acumular com o de Corregedor Regional Eleitoral
O Desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama tomou posse, na tarde desta sexta-feira (11), como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo para o biênio 2022/2023. Ele estará à frente da Justiça Eleitoral capixaba nas Eleições Municipais de 2022. Na mesma solenidade, o Desembargador Namyr Carlos de Souza Filho foi empossado como vice-presidente, cargo que vai acumular com o de Corregedor Regional Eleitoral. A cerimônia foi realizada no auditório do Tribunal.
Em seu discurso de despedida, o Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior manifestou gratidão aos seus pares, aos servidores da administração do TRE-ES, demonstrando sua intensa satisfação na condução dos diversos desafios na Justiça Eleitoral no último biênio. Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior foi homenageado pela OAB-ES com a Comenda Aloysio Aderito de Menezes, por seus relevantes serviços prestados a sociedade capixaba e brasileira.
Na sequência, Desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama prestou o compromisso regimental, assinou o Termo de Posse e tomou assento na cadeira de Presidente do TRE-ES, convidando, em seguida, o Desembargador Namyr Carlos de Souza Filho, para, da mesma forma, tomar assento, como Vice-Presidente e Corregedor, já devidamente empossado.
O discurso de saudação aos novos membros do TRE foi feito pelo Juiz Ubiratan Almeida Azevedo, membro titular da Classe dos Juízes de Direito, que destacou para os presentes a atuação marcante dos empossados na história da magistratura capixaba e o desafio que deverão enfrentar nas eleições do próximo ano. Leia o discurso da posse aqui.
Com a palavra, já como Presidente empossado, o Desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama saudou os presentes e reforçou os desafios em conduzir a Justiça Eleitoral em tempos de desinformação e de acirramento político em todos os campos. Leia o discurso do presidente do TRE-ES aqui .
O encerramento da cerimônia aconteceu com a apresentação da foto de Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior no quadro de ex-presidentes do Tribunal e da recepção de boas-vindas, com troca de flores, pelas esposas dos Desembargadores Samuel e José Paula, Anna Lara Ferreira Brasil e Cláudia Maria Fonseca Calmon Nogueira da Gama.
A cerimônia de posse, que foi bastante concorrida, contou com as presenças do governador do Estado, Renato Casagrande; do presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa; do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; do promotor de Justiça, Marcelo Lemos, representando o MPES; do secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), Marcos Felipe Botelho; e dos deputados estaduais delegado Danilo Bahiense e Hércules Silveira.
Pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, compuseram a cerimônia o diretor-geral do TRE-ES, Alvimar Dias Nascimento ; os juízes eleitorais Heloisa Cariello, Ubiratan Almeida Azevedo, Renan Sales, Rogério Moreira Alves, e Lauro Coimbra; e o procurador regional eleitoral, Júlio de Castilhos.
Também compareceram à posse o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo; o superintendente regional da Polícia Federal, delegado Eugênio Ricas; Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado; juízes; advogados, familiares e imprensa.
A cerimônia de posse completa se encontra no canal do TRE-ES no YouTube neste link .