TRE-ES homenageia mulheres que se destacaram na Justiça Eleitoral capixaba
A COJUR/SJ listou a participação de várias dedicadas servidoras da Justiça Eleitoral no Estado
Assista ao vídeo "Conquistas Femininas - Capixabas que fizeram História" que homenageia os 88 anos do voto feminino no Brasil. A produção do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) realizada por meio da Coordenadoria de Jurisprudência e Documentação (COJUR) é resultado de mais uma ação de memória do Tribunal, traduzida no resgate da história de mulheres marcantes para a Justiça Eleitoral no Estado.
O vídeo, com 3m26, destaca marcos importantes como a instituição Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário, publicada na Resolução 255/2018 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e rememora a história de mulheres marcantes no Estado, como Emiliana Emery, que em 1929, em Guaçui, foi a primeira eleitora com direito a voto; Maria Felizarda de Paiva Monteiro, que em 1935, foi eleita em Muqui como a primeira vereadora do Brasil, além de outros exemplos notáveis.
A COJUR/SJ listou a participação de várias dedicadas servidoras da Justiça Eleitoral no Estado, além de citar as diretoras gerais do Tribunal Maria Dalva de Oliveira (1978-1991) e Marília Grandi Monteiro Morgado Horta (1991-2003). O vídeo pode ser assistido também no Canal do YouTube do TRE-ES, neste link: https://youtu.be/WWgNElCEatY