Assessores de Comunicação do TRE-ES, TCE-ES e MP participam de oficina de combate à Desinformação
A atividade é fruto de uma parceria entre Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e Instituto de Tecnologia e Equidade
Em um iniciativa pioneira, as Assessorias de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Ministério Público Federal (MPF-ES) e Ministério Público do Espírito Santo (MPES), participaram, nesta segunda-feira (20), da Oficina Desinformação, fruto de uma parceria entre Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e Instituto de Tecnologia e Equidade.
A oficina será dividida em três etapas e tem previsão de encerramento em junho de 2020. Na primeira etapa, as assessorias de comunicação do Estado passarão por oito módulos com conteúdo voltado para a identificação do que é Desinformação, como ela é difundida e as formas de combatê-la. As aulas são ministradas por Márcio Vasconcelos, diretor-presidente do Instituto de Tecnologia e Equidade.
Por conta da quarentena imposta pelo coronavírus (COVID-19), as oficinas da primeira etapa serão realizadas em ambiente virtual, com distribuição de conteúdo didático encaminhado por meio digital. Além de repassar conteúdo, o ponto principal da oficina é dividir experiências entre as assessorias, que de forma isolada desenvolvem ações de combate às Fake News.
Participaram do curso pelo TRE-ES os assessores de comunicação Gustavo Tenório e Rodrigo Hermont; o coordenador da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-ES, Vinicius Quintino de Oliveira; a assessora de comunicação do Ministério Público Federal, Anny Giacomin; o chefe da assessoria de comunicação do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, Rodrigo Ferreira Sant’Ana; e o assessor de comunicação do Ministério Público do Espírito Santo, Radanezi Amorim.