TRE-ES realiza nesta quarta-feira (19) a diplomação dos candidatos eleitos em 2018
O evento será realizado no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, em Vitória
A última etapa do processo eleitoral de 2018 acontecerá nesta quarta-feira (19), às 16h, com a cerimônia de diplomação dos eleitos para os cargos de deputado estadual, deputado federal, senador e governador, escolhidos nas eleições deste ano. O evento será realizado no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), em Vitória.
A cerimônia será presidida pelo Desembargador Annibal de Rezende Lima, presidente do TRE-ES, e contará com diversas autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de convidados dos diplomandos e Imprensa cadastrada previamente.
Durante o evento receberão o diploma 43 eleitos (30 deputados estaduais, 10 deputados federais, dois senadores e um governador e vice-governadora) e 22 suplentes (12 primeiros suplentes de deputados estaduais, cinco primeiros suplentes de deputados federais e dois suplentes para cada senador). O chamamento dos eleitos se dará por ordem alfabética, por cargo e por condição (eleito/suplente).
Para garantir a segurança de todos e a acomodação permitida no plenário, terão acesso apenas os convidados que apresentarem o convite encaminhado anteriormente pela comissão de diplomação do TRE-ES. A banda de música da Polícia Militar do Espírito Santo fará uma apresentação durante a recepção e início do evento, executando músicas natalinas e o hino nacional e do Espírito Santo.
Diplomação dos Eleitos
A diplomação é um ato formal que encerra o processo eleitoral validando a eleição de cada um dos escolhidos pela maioria dos eleitores. O diploma recebido é um documento indispensável para que o eleito tome posse no seu cargo.
Nos diplomas, consta o nome do candidato, a indicação da legenda do partido ou da coligação sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente e, facultativamente, outros dados a critério da Justiça Eleitoral.