Biometria será obrigatória nas eleições de 2018 em Vila Velha
Biometria será obrigatória nas eleições de 2018 em Vila Velha
Em junho, o cadastramento biométrico se tornou obrigatório em Vila Velha, mas desde o final do ano passado já estava disponível no município. De lá para cá, 38,83% dos eleitores cadastraram as digitais. Cerca de 195 mil moradores do município deverão comparecer à Central da Biometria, que funciona no Boulevard Shopping - próximo à Praça de Alimentação - para fazer a coleta das impressões digitais, registro fotográfico e assinatura digitalizada.
Em pouco mais de dois meses de funcionamento, a Central tem realizado cerca de 700 a 900 atendimentos por dia, quantitativo abaixo de sua capacidade que é de atender em torno de 1.100 pessoas por dia.
A Justiça Eleitoral recomenda ao eleitor que não espere o fim do prazo e faça logo a biometria com tranquilidade. O tempo médio de realização de todo o procedimento tem sido de 20 minutos. A data limite é 19 de janeiro de 2018.
Como fazer a biometria
Para fazer a biometria, é necessário que o eleitor leve documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de alistamento militar - para os homens maiores de 18 anos e que vão fazer o primeiro título.
O objetivo do cadastramento é tornar ainda mais segura a identificação do eleitor na hora do voto, ao impedir qualquer possibilidade de fraude. O cidadão que não fizer o recadastramento dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral terá o título cancelado e não poderá votar.
Biometria no Interior
A partir de 25 de setembro, os eleitores de Anchieta, Ibatiba, Presidente Kennedy e São José do Calçado deverão comparecer aos cartórios eleitorais onde estarão instalados os equipamentos da biometria para realizar o recadastramento. O procedimento é obrigatório.
Serviço
Central de Atendimento da Biometria - VV
Endereço: Boulevard Shopping - Rodovia do Sol nº 5.000, bairro Jóquei - próximo ao Terminal Rodoviário de Itaparica
Horário de atendimento: das 10h às 18h, de segunda a sábado