TRE cadastra a biometria de 31% do eleitorado de Vila Velha
TRE cadastra a biometria de 31% do eleitorado de Vila Velha

A largada do cadastramento biométrico obrigatório em Vila Velha teve início no dia 26 de junho. Dos 317 mil eleitores que devem atender à convocação da Justiça Eleitoral, somente 99.535 eleitores se cadastraram até terça-feira, 29/08.
A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor faça logo a biometria para evitar filas e transtornos no fim do prazo, que é 19 de janeiro de 2018. Quem já cadastrou as digitais não precisa repetir a operação.
O objetivo da biometria é tornar mais segura a identificação do eleitor no processo de votação e, ainda, confirmar o domicílio eleitoral de cada um e atualizar os outros dados.
Cancelamento do título
O eleitor que não se cadastrar terá o título cancelado. A pessoa com o título cancelado é impedida de praticar certos atos da vida civil, como obter passaporte, matricular-se em estabelecimento de ensino oficial, tomar posse em concurso público, participar de concorrência pública e obter empréstimo em bancos oficiais.
Atendimento
A Central de Biometria de Vila Velha, localizada no Boulevard Shopping, atende o público no horário das 10h às 18h, de segunda-feira a sábado. O comparecimento do eleitor de Vila Velha é obrigatório porque é necessário comprovar efetivamente o vínculo dos eleitores com a localidade.