Magistrados do TJES são reconduzidos na Corte Eleitoral capixaba
O Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) decidiu reconduzir por mais um biênio (2016-2018) os juízes de Direito Aldary Nunes Junior e Helimar Pinto às vagas de membros titulares do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES).
Conforme o artigo 120, da Constituição Federal, o TRE é composto por sete membros, escolhidos mediante eleição, sendo dois desembargadores do Tribunal de Justiça; dois juízes, dentre juízes de direito, escolhidos pelo Tribunal de Justiça; um juiz do Tribunal Regional Federal com sede na Capital do Estado ou no Distrito Federal.
Compõem ainda a Corte Eleitoral, por nomeação, pelo Presidente da República, dois juízes dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça. De acordo com a Constituição, o TRE elege seu presidente e vice-presidente dentre os desembargadores.
Atualmente, o Pleno do TRE-ES tem a seguinte composição: desembargador Sérgio Luiz Texeira Gama (presidente), desembargador Samuel Meira Brasil Junior (vice-presidente/corregedor), juizes de direito Helimar Pinto e Aldary Nunes Junior, juiza federal Cristiane Conde Chmatalik, advogados Wilma Chequer Bou-Habib e Adriano Atayde Coutinho.