Juristas eleitoralistas dos TREs realizam III Encontro Nacional
Os advogados eleitoralistas que exercem a atividade judicante temporária perante os Tribunais Regionais Eleitorais dos Estados e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se reuniram, no último dia 18, em Brasília, para a realização da terceira edição do “Encontro Nacional de Juristas de Tribunais Eleitorais”.
O encontro reuniu ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), juristas eleitorais dos 27 Regionais e representantes de reconhecimento nacional, para debater sobre as inovações do direito eleitoral, tramitação das listas tríplices e demais questões objetivando o melhoramento da Justiça Eleitoral, bem como a possibilidade de intercâmbio de informações e a realização de balanço das eleições 2016.
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) foi representado pelos advogados Adriano Athayde Coutinho e Wilma Chequer Bou Habib.
COPEJE
Na ocasião, foi fundado o Colégio Permanente de Juristas de Tribunais Eleitorais (Copeje). O Colégio objetiva representar e defender as prerrogativas e independência dos juristas eleitorais, promover estudos e propor melhorias à Justiça Eleitoral, bem como realizar encontros com intuito de debater direito eleitoral e realizar a integração dos juristas de todos os Estados, a socialização e a troca de informações.
Ao final da realização do encontro nacional, o Colégio de juristas que compõem os Tribunais Regionais Eleitorais – oriundos da classe da advocacia – elegeu sua diretoria. A presidência do Copeje será conduzida pelo advogado Telson Luis Ferreira (TRE-DF) e a vice-presidência ficará a cargo do jurista André Guilherme Lemos Jorge (TRE-SP). Marcos Souto Maior Filho (TRE-PB) estará à frente da secretaria geral. A advogada eleitoralista Wilma Chequer Bou-Habib (TRE-ES), foi eleita vice-presidente da região sudeste juntamente com o jurista Herbeth de Souza Cohn (TRE-RJ).