Mapeamento de competências no TRE-ES começa com palestra sobre o tema

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) recebeu em sua sede o palestrante Thiago Dias Costa, coordenador do Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional (Gestcom) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O Gestcom implantou em 2011 o mapeamento de competências na universidade paraense e seu modelo de sucesso tem sido empregado ao longo dos anos em diversos órgãos públicos. Hoje, mais de vinte já o adotam e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pretende padronizar sua gestão de competências com a mesma metodologia.
Mediante termo de cooperação, o TRE-ES e a UFPA firmaram parceria para o mapeamento de competências no Tribunal. A iniciativa tem como intuito buscar o fortalecimento da instituição como um todo, com a participação efetiva dos servidores, a fim de acolher as melhores práticas e capacitar o corpo funcional.
A partir de questionários e reuniões setoriais, serão traçados objetivos e delimitadas as competências organizacionais. Isso proporcionará melhor capacitação e treinamentos específicos para os servidores de acordo com suas necessidades, identificando as competências essenciais e possíveis lacunas para a aprimoramento e otimização da prestação dos serviços jurisdicionais.
As diretrizes servirão como suporte para alcançar os objetivos organizacionais, tendo como destaques a excelência na prestação de serviços ao cidadão e a garantia da legitimidade do processo eleitoral.