TSE realiza reunião para apresentação de campanhas institucionais
Numa vídeo conferencia realizada com os assessores de comunicação dos tribunais regionais de todo o país, a equipe de Comunicação Social do Tribunal Superior Eleitoral apresentou as principais diretrizes para a divulgação de campanhas institucionais referentes às eleições gerais.
Uma das principais novidades foi a notícia do início da gravação de uma série com o bordão #vempraurna para convocar o eleitorado a comparecer em outubro para votar. Os primeiros comerciais serão estrelados por Elza Soares e pela dupla Victo & Léo.
Coincidentemente, #vempraurna é o tema da campanha do TRE/ES para as eleições de 2014 com foco na participação eleitoral dos jovens com idade entre 16 e 17 anos. O voto facultativo para os maiores de 16 anos e menores de 18 anos está expresso no artigo 14 da Constituição Federal.
Nos últimos anos, houve uma queda no número de eleitores dessa faixa etária no Espírito Santo. Dados do TSE apontam que nas eleições de 2008 eram 20.861 mil eleitores com 16 anos; o que representa 0,8% do total, e 33.879 (1,3%) com 17 anos. Já em 2012, foram 15. 686 (0,5%) com 16 anos e 25.409 (0,9%) com 17 anos.
Assessoria de Comunicação do TRE-ES