TRE/ES realiza cerimônia de diplomação de candidatos eleitos
O Tribunal Regional Eleitoral realizou na tarde desta sexta-feira, 19/12, a diplomação dos candidatos eleitos nas Eleições 2014. Diversas autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário estiveram presentes na solenidade presidida pelo presidente da Corte, desembargador Alvaro Manoel Rosindo Bourguignon. A cerimônia, que durou aproximadamente duas horas, contou com a presença de diversas autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
Foram diplomados o governador eleito do Espírito Santo, Paulo Hartung: o vice-governador, César Colnago; a senadora eleita Rose de Freitas; os deputados estaduais e federais que estiveram presentes, além dos suplentes das coligações.
Diplomação
A diplomação é um ato formal que encerra o processo eleitoral. O diploma recebido é um documento indispensável para que o eleito tome posse no seu cargo.
Nas eleições para governador e vice-governador, senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital, quem tem competência para realizar a diplomação são os respectivos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
Nos diplomas, devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda do partido ou da coligação sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente e, facultativamente, outros dados a critério da Justiça Eleitoral.
Assessoria de Imprensa e Comunicação