Desembargadores Álvaro Bourguignon e Sérgio Gama tomam posse no TRE-ES

Em Sessão Solene no Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Espírito Santo, na tarde desta sexta-feira (13/12), tomaram posse nos cargos de Presidente e Vice-Presidente/Corregedor Regional Eleitoral, respectivamente, os Desembargadores Álvaro Manoel Rosindo Bourguiginon e Sérgio Luiz Teixeira Gama.
A cerimônia, que foi bastante concorrida, contou com a presença do Governador do Estado, Renato Casagrande, do Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Theodorico Ferraço, do Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Pedro Feu Rosa, do Sub-Procurador Federal, Doutor Washington Bolívar Junior, do Procurador-Geral do Estado, Doutor Eder Pontes, dos Membros do TRE-ES, além de muitas outras autoridades.
O Desembargador Ségio Bizzotto Pessoa de Mendonça, despedindo-se da Presidência do TRE-ES, manifestou sua gratidão aos seus pares, que o conduziram à Administração do TRE por dois anos, demonstrando sua intensa satisfação em conduzir o pleito municipal de 2012, congratulando-se com o corpo de servidores, na pessoa do Diretor-Geral, Doutor Alvimar Dias Nascimento.
Em seguida, o Desembargador Álvaro prestou o Compromisso Regimental, assinou o Termo de Posse e tomou assento na cadeira de Presidente do TRE, convidando, em seguida, o Desembargador Sérgio Gama, para, da mesma forma, tomar assento, como Vice-Presidente/Corregedor, já devidamente empossado.
Em discurso de saudação, em nome da Corte Eleitoral, o Doutor Julio César Costa de Oliveira demonstrou o orgulho da Casa em ter contado com a excelente gestão dos Desembargadores Sérgio Bizzotto e Annibal de Rezende Lima, desejando boas-vindas aos seus sucessores.
Com a palavra, já como Presidente empossado, o Desembargador Álvaro Bourguignon cumprimentou todos os presentes e expôs as metas para a sua gestão, no biênio 2014/2015, com ênfase na realização das eleições gerais, no próximo ano. Ressaltou o fato de ser o 40º Presidente deste Regional, rememorando, rapidamente, o histórico da Justiça Eleitoral no Estado.
Em relação às metas para o período de sua administração, o Desembargador Álvaro destacou a continuidade das campanhas institucionais relativas à conscientização do voto, com maior foco no eleitor facultativo, que se encontra na faixa etária de 16 a 17 anos, mencionando o alto índice de abstenções e votos inválidos – que beiram os 25%. “Quem hoje não vota amanhã se revolta”, citou o Presidente.
Lembrando das manifestações populares, o novo Presidente disse que “todos têm o direito de se manifestar”, e conclamou os estudantes universitários e professores para o engajamento nas campanhas de conscientização.
Sem esquecer-se da classe política – “sem os políticos não há democracia” -, o Presidente parabenizou os bons políticos, que lutam pelo desenvolvimento saudável do Brasil.
Concluindo, o Desembargador Álvaro Bourguignon declarou que o seu principal objetivo é realizar “eleições claras, limpas, éticas e transparentes, sem que o eleitor se sinta pressionado para exercer o seu direito de votar”, e afirmou que a sociedade pode contar com o TRE-ES para que, em um futuro próximo, seja erradicado um dos maiores males do país: a corrupção eleitoral.
Efusivamente aplaudido, o Presidente, Desembargador Álvaro Bourguignon deu por encerrada a cerimônia de posse.
Os novos Administradores do TRE-ES ficarão à frente do Órgão até dezembro de 2015.
Assessoria de Comunicação do TRE-ES
13 de dezembro de 2013.