Desembargador Bizzotto presta contas de sua administração no TRE

O desembargador Sérgio Bizzotto apresentou hoje (11/12) na sessão plenária do Tribunal Regional Eleitoral o seu relatório de gestão, no qual presta contas, de todas as áreas da Justiça Eleitoral, relativas ao biênio 2012 / 2013, em que presidiu o TRE do Espirito Santo. O relatório foi aprovado com louvor pelos demais membros, que também elogiaram a administração e a atuação do desembargador Sérgio Bizzotto à frente do TRE-ES.
Na publicação, o desembargador relata o grande desafio de realizar com sucesso as eleições municipais de 2012, lembrando que foi um dos primeiros Estados do país a concluir a apuração e totalização dos votos. Reforça a grande parceria que teve dos 58 juízes eleitorais, aos quais deu total autonomia para conduzir o processo eleitoral.
O desembargador Sérgio foi o primeiro presidente do TRE-ES a realizar uma eleição com base na Lei da Ficha Limpa. Em 2012, o plenário julgou mais de 360 recursos referentes a registros de candidaturas.
O presidente destaca ainda em sua prestação de contas que trabalhou para realizar eleições acessíveis a todos os eleitores. Para as eleições do ano passado, o TRE-ES preparou mais de 400 seções eleitorais para os que possuíam alguma deficiência ou mobilidade reduzida e instalou seções de votação em 10 presídios do Estado. Para as eleições de 2014, o TRE-ES já autorizou a APAE a fazer um levantamento sobre o número de deficientes intelectuais, mas que tenham capacidade de votar, para serem inscritos na Justiça Eleitoral.
Foi na gestão do desembargador Sérgio que o TRE-ES cadastrou biometricamente eleitores de 10 municípios e já deixou tudo planejado para a realização da biometria em mais 5 municípios a partir de janeiro de 2014. A meta é biometrizar 11% do eleitorado capixaba, que hoje ultrapassa a casa dos 2.600.000.
O presidente do TRE-ES, encerra seu relatório de gestão lembrando que a sua administração já deixou tudo planejado para eleições majoritárias do ano que vem. E conclui:
“Registro, ainda, que vencemos todas essas etapas com o esforço e a dedicação de cada servidor, tanto da 1ª quanto da 2ª instância deste ramo especializado da Justiça. A todos eles, os meus sinceros agradecimentos. E é com esses servidores e os juízes eleitorais que compartilhamos este gratificante documento que registra grande parte do esforço empreendido por todos, para que este TRE alcançasse a proeminência no cenário nacional.
Com a certeza de haver cumprido, de forma digna, o mandato neste TRE, apresentamos aos membros e à sociedade este relatório.”
O desembargador Annibal de Rezende Lima também apresentou o seu relatório de gestão que foi aprovado pelos demais membros do TRE-ES.
O desembargador Sérgio Bizzotto encerra sua presidência no próximo dia 13, sexta-feira, quando irá transferir o cargo de presidente do TRE-ES para o desembargador Álvaro Bourguignon, em solenidade marcada para às 16 horas, no Salão Pleno do TRE-ES.
COMUNICAÇÃO DO TRE-ES
Vitória, 11 de dezembro de 2013